A história do Euromilhões

O Euromilhões é uma lotaria jogada em alguns países europeus. Foi lançada no dia 7 de Fevereiro de 2004. O primeiro sorteio ocorreu em Paris, no dia 13 de Fevereiro de 2004. Inicialmente, os países que integravam esta lotaria eram o Reino Unido, França e Espanha, mas a partir do 8 de Outubro de 2004, o grupo alargou-se, com a inclusão da Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Suíça.

Em Portugal, a entidade detentora do Euromilhões é a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aproveita grande parte dos lucros obtidos com a venda das suas lotarias para caridade[1].

Até 10 de maio de 2011 os sorteios aconteciam todas as sextas-feiras em Paris. Nesse dia passou a haver também um sorteio às terças-feiras, passando a existir dois sorteios semanais, ambos às 20:45 GMT (21:45 CET).[2] Foram também introduzidas alterações no número de estrelas, que passaram de nove (9) para onze (11) e a introdução de uma 13.ª categoria de prémio (com o acerto em apenas dois dos números sorteados).

Cada coluna do boletim de jogo custa dois € na maioria dos países supracitados. No Reino Unido, o preço equivalente em libra esterlina é o mesmo arredondado, embora lá custe £2 desde que o Euromilhões começou. Na Suíça, em franco suíço, o preço é de CHF3,00. Os prémios, exceto o “Jackpot”, tomam valores de acordo com a quantidade de participantes que cada país teve.

Fonte: Wikipédia