Curiosidades sobre o Euromilhões

No ano em que completa quinze anos de existência, decidimos criar um pequeno artigo onde damos-lhe a conhecer algumas curiosidades sobre o Euromilhões. São 10 o total de curiosidades que escolhemos sobre a lotaria mais excêntrica da Europa.

10 curiosidades sobre o Euromilhões:

10 curiosidades interessantes sobre o Euromilhões

1. História do Euromilhões

A versão original do sorteio do Euromilhões foi lançada em 2004. O 1º sorteio aconteceu no dia 13 de Fevereiro de 2004, em Paris. Nessa altura, apenas a Espanha, França e o Reino Unido faziam parte do sorteio do Euromilhões. Só em 8 de Outubro de 2004 é que foram incluídos mais seis países: Irlanda, Suíça, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e… Portugal, claro.

2. Países com mais vencedores do jackpot do EuroMilhões

A França é a grande vencedora neste campo com 72 jackpots, em segundo lugar aparece a Espanha com 65, e em terceiro lugar no pódio aparece Portugal com 53, depois aparece o Reino Unido com 45 e a Bélgica com 22.

3. Valor total investido pelos cidadãos portugueses

Os cidadãos portugueses investiram cerca de 9 mil milhões de Euros no Euromilhões em dez anos.

4. Números da sorte

Os 5 números que mais vezes saíram no Euromilhões foram o 50 (95 vezes), o 4 (92 vezes), o 38 (90 vezes), o 19 (86 vezes) e o 44 (85 vezes). Por outro lado, as duas estrelas que mais saíram foram a número 5 (163 vezes) e a número 3 (159 vezes).

5. Os maiores prémios do Euromilhões

O maior prémio de sempre do Euromilhoes foi atribuído a um português de Castelo Branco, que arrecadou cerca de 190 milhões de Euros.

6. Prémios não reclamados

Em Portugal, segundo a Santa Casa da Misericórdia, dois 2ºs prémios (um de 351 mil Euros, outro de 192 mil Euros) e um 3º prémio (de 79 mil euros) nunca chegaram a ser reclamados pelos sortudos.

7. Maiores excentricidades

Ao contrário de muitos dos vencedores do Euromilhoes, que procuram o maior anonimato possível, existem outros que apreciam dar nas vistas. Entre as maiores “loucuras” cometidas pelos vencedores do sorteio estão: a compra de mansões excêntricas, automóveis de edições especiais únicas, oferta de automóveis a todos os amigos e familiares… entre muitas outras.

8. Maiores desgraças

Maria Amélia é um dos casos mais famosos de desgraça entre os vencedores do Euromilhões. Ela entrou em disputa com o seu (ex-)marido. Em causa estava, como não poderia deixar de ser, quem seria o verdadeiro vencedor e quem realmente teria direito ao valor total do prémio.

Algo muito parecido também aconteceu com um casal de namorados de Barcelos, em 2007. Fizeram o registo do boletim juntos, mas quando foram os grandes vencedores do prémio, houve muita confusão e separaram-se. Cristina Simões queria o prémio só para ela e levou o caso a tribunal, que acabou por decidir, 5 anos depois, a divisão do dinheiro pelos dois.

Porém, o caso mais grave passou-se com João Gil, um informático de 40 anos de idade. Venceu o 2º prémio do Euromilhões, gastou-o todo em strippers e em jogos de azar e acabou na prisão. Depois de ter perdido todo o dinheiro e todos os bens adquiridos, viu-se obrigado a alugar um pequeno quarto em casa de uma senhora de 75 anos de idade. Quando se viu sem um único Euro para pagar a renda mensal, matou a senhoria com dezasseis facadas. João Gil foi condenado a 25 anos de prisão.

9. Impostos sobre o EuroMilhões

Até ao ano de 2012 gozava-se de isenção de impostos, mas o Estado decidiu começar a cobrar todos os prémios superiores a 5 mil Euros com 20% de imposto de selo. No caso do euromilionário albicastrense, o Estado arrecadou 38 milhões de Euros do seu prémio de 190 milhões de Euros.

10. O que se fazer quando se ganha

Depois de confirmar e voltar a confirmar uma vez mais os números e as estrelas premiadas, deve ligar para a linha dos jogos da Santa Casa da Misericórdia, através do número 808 203 377 .

Se for mesmo o seu dia de sorte, não é aconselhável contar a toda a gente que conhece e não começar a gastar balúrdios de dinheiro até ao dinheiro estar na sua conta bancária. Mesmo depois disso acontecer convém ter muito cuidado a quem se conta e no que se gasta o dinheiro. A Santa Casa da Misericórdia criou o Gabinete de Apoio ao Alto Premiado para prestar orientação financeira e jurídica aos novos euromilionários.

Como conseguiu perceber nestas 10 curiosidades sobre o Euromilhões, tudo pode mudar num ápice, mas há que ter muito cuidado para que o bom não se torne mau.